«

»

Jun 25

Crea Jr Cultural visita o Sítio da Trindade

WhatsApp Image 2018-06-24 at 09.02.52No sábado, 23/06, foi realizado o CreaJr Cultural. Na ocasião os representantes e membros do programa puderam conhecer e aproveitar a cultura Pernambucana que envolve o São João. O local escolhido para o evento foi o Sítio da Trindade, em Casa Amarela.

 

 

 

Sobre o Sítio da Trindade

image (1)O Sítio Trindade remonta ao tempo da Invasão holandesa (1630 – 1654). Em seu terreno foi erguido um forte por Matias de Albuquerque, o Forte do Arraial do Bom Jesus, também conhecido como Arraial Velho do Bom Jesus, constituindo-se um foco de resistência contra os invasores. O centro de resistência atraiu grande parte da população adjacente, e surgiram barracas para residência e negócios, e até um oratório.

Em 1635 o forte foi tomado pelos inimigos. A resistência, então, construiu outro forte nas imediações do Engenho da Madalena, e o chamaram Arraial Novo, que passou a ser o ponto de resistência e o quartel general dos restauradores entre 1646 e 1654. O terreno do Arraial Velho foi reocupado, passando às mãos da família Trindade Paretti, e o local passou a ser denominado de Sítio Trindade.

Em 1952, o Sítio Trindade foi desapropriado e declarado como um bem de utilidade pública.No dia 17 de junho de 1974, o local foi classificado como um conjunto paisagístico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

image (2)O Sítio Trindade é aberto ao público, que se aproveita de sua área verde para caminhadas. O seu terreno é utilizado, nos períodos junino e natalino, para festas populares, com apresentações de quadrilhas, pastoril e outras atrações folclóricas, além de venda de alimentos da culinária regional e folclórica. O casarão é utilizado para atividades artísticas (apresentação e ensino).