»

set 05

Crea Jr-PE realiza Segundo Encontro Estadual

Teve início na sexta-feira (30.08), o Segundo Encontro Estadual do Crea Jr-PE, com tema central sobre Engenharia Sustentável: Desafios da Jovem Liderança que incluiu palestras, minicursos, ações socioambientais e culturais. O início da programação do evento teve como atividade inicial ação do produto do Programa Crea Jr Visita com a ida de 30 alunos a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), empresa que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado. Na oportunidade os estudantes visitaram a Barragem de Pirapama e conheceram o Sistema de Tratamento d’água, ambos localizados no Cabo de Santo Agostinho.

Sobre o evento, a organizadora, chefe de Comunicação do Crea-PE, Suenya Aragão confessou que trabalhar no projeto que envolve jovens “é muito empolgante e renovador”, disse complementando que a área de comunicação responsável pela criação, produção e divulgação foi fundamental para o sucesso do evento.

A abertura oficial do evento ocorreu à noite, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), onde a mesa diretiva foi composta pelo presidente do Crea-PE Evandro Alencar, pela coordenadora Gestora do Programa Crea Jr-PE, conselheira Roberta Meneses, coordenadora Estudantil Laisa Barreto, presidente da Academia Pernambucana de Engenharia (APEENG), professor Mário Antonino, engenheiro de pesca, professor Doutor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), José Carlos Pacheco e pelas duas palestrantes convidadas: engenheira ambiental, Mestre em Engenharia Química, professora da Universidade Nova Roma e supervisora de Projetos do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), Nathália Padilha; engenheira ambiental, Mestre em Engenharia Química e analista de Saneamento e Química da Compesa, Valderice Baydum.

O presidente Evandro Alencar agradeceu a presença de todos, parabenizando os integrantes do Programa pelas iniciativas. A apresentação dos números do CreaJr-PE foi feita pela coordenadora Gestora Roberta Meneses. A coordenadora Estudantil Laisa Barreto disse que a sua experiência no Programa tem ajudado no desenvolvimento da habilidade de comunicação, no aprendizado de liderança e convívio em equipe, além de ter ampliada a visão acerca do Sistema Confea/Crea e Mútua. Convidado para falar, o professor Mário Antonino fez considerações acaloradas sobre a Engenharia confirmando que a atividade em breve estará a cargo dos atuais estudantes, com entusiasmo que emocionou a plateia. O coordenador Adjunto do Programa, José Carlos Pacheco mencionou a satisfação em trabalhar com um grupo jovem que, certamente, fará a diferença no futuro da Engenharia, Agronomia e Geociências.  Concluídas as falas, a mesa foi desfeita e teve início a palestra sobre Sustentabilidade, feita pela engenheira ambiental Nathália Padilha, seguida pela professora Valderice Baydum que falou sobre Sustentabilidade e Sistema de Tratamento d’água, com destaque para a utilização da energia solar no processo.

Por fim, houve homenagens aos conselheiros titulares do Programa CreaJr 2019: Roberta Meneses; José Carlos Pacheco; Roberto Muniz; Jorge Wanderley e Emanuel Araújo e aos estudantes coordenadores das áreas de Comunicação, Expansão, Administração e Projetos: Anna Cecília Ribeiro; Karyna Noé; Eunnyce Freitas e Madson Félix. A conclusão da noite foi movimentada por sorteio de brindes para o público participante.