Petrolina recebeu o 4º Encontro Regional do Crea Júnior Pernambuco

Nos dias 24 e 25 de novembro foi realizado o 4º Encontro Regional do Crea Jr-PE na cidade de Petrolina

O 4º Encontro Regional do Crea Júnior Pernambuco, ficou marcado pela importante e valiosa visita técnica a obra da BR-407 PE, do consórcio JBR Engenharia e ASTEP Engenharia LTDA, na cidade de Petrolina, logo na manhã do dia 24. Ao qual, se tem o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – como proporcionadora e parceira desta visita. A analista técnica do DNIT, a Engenheira Civil Cármen Cavalcanti conduziu a visita para os alunos participantes do evento.

O segundo momento do 4º EREC, aconteceu no auditório da UNINASSAU – Petrolina, contando com inúmeras palestras, capacitações e representantes de peso do Conselho. Participaram do evento o Gerente de Fiscalização, o Engenheiro Civil Nailson Pacelli; a Inspetora Coordenadora de Petrolina, Maristela Cavalcanti; O Coordenador da Comissão Gestora, o Engenheiro Civil Stênio Cuentro e a Coordenadora Adjunta da Comissão Gestora, a Engenheria Civil Adriana Plamério.

A Ex – Coordenadora de Comissão de Administração e Estudante em Engenharia Civil, comentou que o evento proporcionou uma ampla visão das Engenharias, Agronomia e Geociências: “Participar do 4° Encontro do EREC foi extremamente valioso. Um evento que proporcionou uma visita técnica ao viaduto em construção na cidade de Petrolina, tornando a experiência prática no local complementar aos aprendizados teóricos, ampliando a compreensão sobre a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula. Além disso, foi notável o destaque para a presença feminina na Engenharia. A maioria das palestras foi ministrada por mulheres, evidenciando a diversidade e competência das profissionais na área. Essa representatividade contribuiu para uma visão mais ampla e inclusiva do campo, inspirando e promovendo a igualdade de gênero no setor. Por fim, as palestras cobriram uma ampla gama de áreas na Engenharia, proporcionando uma visão abrangente do campo. Essa variedade de tópicos não apenas enriqueceu o conhecimento técnico, mas também ressaltou a interdisciplinaridade e a complexidade envolvidas no cenário da engenharia atual”, comentou.

A Coordenadora Adjunta da Comissão Gestora, Adriana Plamério, ao qual realizou uma palestra sobre como ter sucesso na engenharia, comentou: “O EREC – Petrolina ocorreu nesses últimos dias 24 e 25 de novembro. O que podemos dizer que foi incrível. Tanto pela receptividade dos alunos dos cursos de engenharia, como pela Visita Técnica na obra da Construção do Novo Viaduto da cidade de Petrolina. Visita à qual tivemos a oportunidade de ter uma verdadeira aula sobre as estruturas em concreto existentes, pelo Engenheiro Alexandre Mesquita, o qual é supervisor da obra. E a disponibilidade do engenheiro responsável pela obra – Geraldo. A visita proporcionou a visão aos alunos da realidade de uma obra de infraestrutura, o que foi muito enriquecedora em todos os parâmetros. As palestras que ocorreram tanto nos dias 24 e 25, foram abrangentes, esclarecedoras, ricas em informações e muito bem apresentadas. Em resumo, o EREC-Petrolina foi um sucesso. Obrigada a todos que contribuíram para a realização de mais um EREC. E nos vemos no próximo, o EREC – Garanhuns, dias 01 e 02 de dezembro de 2023”.

“O 4º Encontro que ocorreu em Petrolina teve várias frentes, sendo uma delas o posicionamento do profissional no mercado de trabalho, contemplando o que é ser um profissional da Engenharia, bem como as suas responsabilidades éticas e morais. O tema fiscalização de obras por parte do CREA PE, é uma discursão que vem frequente nos nossos encontros, comentando como ocorre todo o processo, por qual meio é realizado e como se consegue contata o setor de fiscalização”, explicitou o Coordenador Adjunto do Crea Júnior Pernambuco, Felipe Ramos.