O 3º Encontro Regional do Crea Júnior Pernambuco, foi realizado na cidade de Caruaru

O Encontro Regional ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro de 2023, no campus Caruaru do Instituto Federal de Pernambuco

Caruaru foi a cidade escolhida para sediar o 3º Encontro Regional do Crea Júnior Pernambuco, sendo marcado por uma visita técnica à Rupert. A empresa tem como missão desenvolver as melhores e mais seguras aeronaves leves para seus clientes, e sua visão está ligada na busca de se consolidar e ser reconhecida no mercado nacional e internacional de aeronaves leves esportiva.

O Coordenador Estadual Titular do Crea Jr-PE e estudante de Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal Campus Caruaru, Cléber Mateus, participou do evento e se sentiu lisonjeado em receber o evento em sua cidade natal. “Tivemos o privilégio de sediar nosso 3º Encontro Regional do Crea Jr-PE na cidade de Caruaru, localizada no Agreste pernambucano. Continuando nossa proposta de levar nossas atividades para o interior, o evento aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no campus Caruaru do IFPE. No primeiro dia, pela manhã, realizamos uma visita técnica à Rupert Aeronaves, localizada no aeroporto, onde tivemos a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção e funcionamento de uma aeronave. Durante a tarde, tivemos palestras e oficinas que abordaram temas como empregabilidade e as demandas do mercado atual para os jovens profissionais. No sábado, dia 11, tivemos a apresentação de Stênio, engenheiro civil e coordenador da comissão gestora do Crea Jr-PE, sobre as novidades da inteligência artificial. Além disso, Nailson Paceli, gerente de fiscalização do CREA Pernambuco, falou sobre a importância da fiscalização atribuída ao conselho e como esse tema impacta tanto na valorização profissional quanto na sociedade”, comentou Cleber Mateus.

O Encontro reuniu uma gama de profissionais debatendo temáticas de muita relevância para a sociedade, a região e a economia do estado. Assuntos como Inteligência Artificial e todo seu poder de transformação foi uma das principais pautas, assim como o mercado de trabalho da engenharia mecânica no agreste e sua empregabilidade.

No mesmo evento, pode-se contar com a participação da Coordenadora Adjunta da Comissão Gestora do Crea Júnior Pernambuco, a Engenheira Civil e Conselheira do CREA PE Adriana Palmério, em que comentou que o evento vem sendo um sucesso em cada cidade em que passa: “O EREC Caruaru ocorreu nesse mês de novembro de 2023. Um evento rico em informações aos alunos tanto de engenharia como aos que irão iniciar os cursos de engenharia. O EREC – Caruaru trouxe as diversas possibilidades de áreas a serem descobertas pelos alunos como foi o caso da visita técnica à Fábrica de Aeronaves existente na cidade. Conversas sobre IA, assunto altamente em voga no mercado atual e uma apresentação inspiradora com a visão de uma psicóloga sobre o mercado de trabalho e suas particularidades. Essa é a base que queremos trazer para os futuros engenheiros do país”.