2º ENCONTRO NACIONAL DE ASSESSORIA AO CREA JÚNIOR

No dia 06 de setembro de 2023 ocorreu, em Brasília-DF, o 2ºENASC. Um grande marco para aproximação das ações do Sistema CONFEA/CREA nos programas Crea Jovem e Crea Jr Estaduais.

O Confea realizou no dia 6 de setembro de 2023, o 2º Encontro Nacional de Assessoria ao Crea Jr (Enasc). O encontro foi realizado no plenário do Confea, contando com a participação de assessores e coordenadores dos Crea Júniores de todos os estados ao qual são implementados. A importância de discutir o papel institucional do Crea Jr, sendo uma questão básica de entendimento do Conselho, bem como a necessidade de participação dos estudantes das engenharias, agronomia e geociências, foram temas abordados no encontro.

O Crea Jr-PE teve como representante no Encontro de Assessores, Roberta Pinheiro, Secretária de Apoio ao Colegiado do Crea-PE. Roberta comentou ficar encantada com o envolvimento de todos os estados com os propósitos do Programa Crea Júnior. Segundo Roberta “Ter participado do 2º ENASC foi um divisor de águas na real dimensão e finalidade do Programa Crea Jr para o Sistema Confea/Crea. Foi perceber que o Confea quebrou paradigmas, quando apoia o Projeto de Lei nº 1.024/2020, que altera a Lei 5.194/66 e passa a “enxergar” o Programa como parte intrínseca do Sistema, promovendo dentre outros, que egressos de cursos ligados as Engenharias, Agronomias e Geociências, e os novos profissionais formados possam participar ativamente do Conselho. O Encontro permitiu entender o quão é grandioso o Programa, e o quanto alguns Regionais, por exemplo Crea-SC e Crea-SP abraçaram a causa e disseminaram o ideal nas suas regiões. Eu volto para o Crea-PE com uma bagagem grande de experiências vividas e uma infinidade de ideias para transmitir.”